ÚLTIMAS

Estamos próximos de ver uma super superlua – a maior dos últimos 70 anos

Se você for ver apenas um evento astronômico nesse ano, veja a superlua de Novembro, uma aproximação da Lua com a Terra que não ocorre desde de Janeiro de 1948.
Durante o evento, que ocorrerá nas vésperas de 14 de Novembro, a Lua aparecerá 14% maior e 30% mais brilhante que uma Lua cheia comum. Isto será o mais próximo que a Lua chegará da Terra até dia 25 de Novembro de 2034, então você realmente não quer perder esse oportunidade.
Então como conseguimos uma superlua?
Como a NASA explica, por motivos da Lua ter uma órbita elíptica, um lado – chamado de perigeu – está aproximadamente 48.280 Km mais perto da Terra que o outro lado (o apogeu).
Quando o Sol, a Lua, e a Terra se alinham enquanto a Lua orbita a Terra, é um arranjo conhecido como sizígia (definitivamente é algo que você vai querer no seu repertório para sua próxima partida de Scrabble).
Quando o sistema Terra-Lua-Sol se alinha com o perigeu virado para nós, e a acontece da Lua estar do lado oposto da Terra em relação ao sol, nós chamamos de perigeu-sizígia.
Isto faz com que a Lua aparente estar maior e mais brilhante no nosso céu como usualmente, e é isso que nós nos referimos como uma superlua – ou mais tecnicamente, uma lua perigeu.
Superluas não são tão incomuns – nós acabamos de ter uma dia 16 de Outubro, e depois da super-superlua do dia 14 de Novembro, teremos mais uma dia 14 de Dezembro.
Mas por motivos da Lua de 14 de Novembro ficar cheia em torno de 2 horas no perigeu, ela aparecerá como a maior nas últimas sete décadas.
“A Lua cheia de 14 de Novembro não será apenas a mais próxima de 2016, mas também será a Lua cheia mais próxima do século 21,” diz a NASA. “A lua cheia não voltará a ficar tão perto da Terra novamente até 25 de Novembro de 2034”.
Dependendo de onde estiver vendo, a diferença entre a superlua e uma lua regular pode ser grande, ou bem difícil de diferenciar. Se a Lua se manter alta, e você não tiver prédios ou referenciais para comparar, pode ser complicado de dizer que ela é maior que a habitual.Mas se você estiver vendo de um ponto onde a Lua esteja perto do horizonte, poderá criar o que chamamos de “moon illusion”.
“Quando a lua está próxima do horizonte, pode parecer anormalmente grande quando vista através de árvores, edifícios ou outros objetos no plano,” diz a NASA. “O efeito é uma ilusão de óptica, mas esse fato não estraga a experiência.”

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação.
Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.

Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.