A falta de chuvas no Ceará por mais um ano poderá não se repetir em 2017. Contudo, devido aos cinco anos de seca, a opinião dos meteorologista é unânime: um ano apenas não vai resolver os cinco anos seguidos de estiagem no Ceará.
Apesar do diagnóstico, boa parte das empresas e instituições climáticas consultadas pela Rádio Tribuna Bandnews FM considerou que há sim uma boa expectativa de uma quadra chuvosa favorável para esse ano.
Segundo o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, a expectativa de um bom inverno é tão boa que o açude do Castanhão deve ganhar um aporte substancial este ano.

Especialmente no litoral cearense, as chuvas se tornam mais frequentes a partir de fevereiro e intensas no meses de março e abril, de acordo com o prognóstico.
Apesar disso, o meteorologista da Somar Celso Oliveira confirma que as chuvas deste ano não serão suficientes para resolver os problemas gerados pelos outros cinco. “Como o solo vem sendo castigado pela seca há muitos anos, é muito possível após o término da quadra chuvosa rapidamente o nível dos reservatórios diminua novamente. Isso porque boa parte dessa água irá abastecer partes mais profundas do solo. O lençol freático do Ceará está muito baixo devido à seca extrema”, detalhou.
Extrema necessidade
A enorme necessidade de chuvas faz com que se crie grandes expectativas. De acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos Raul Fritz, é preciso que a quadra chuvosa deste ano seja além do normal. “É preciso que nesses próximos dois meses caia chuvas intensas, mais ou menos em torno de 450 milímetros. Só assim será possível recarregar os açudes, que estão bastante secos”, explicou.
Mas em relação ao prognóstico da quadra chuvosa do Ceará, a Funceme informou que a previsão de chuvas para o estado no início deste ano deverá ser divulgada no próximo dia 18 de janeiro. O documento da Fundação apresentará as probabilidades de cada uma das três categorias (abaixo, em torno e acima da média histórica) referentes ao acumulado de precipitações nos meses de fevereiro, março e abril.
Confira as entrevistas concedidas ao repórter Jackson de Moura, da Rádio Tribuna Bandnews FM:
0 Comentários
Os comentários serão publicados após aprovação.
Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.