ÚLTIMAS

Adagri lança nota sobre Síndrome Hemorrágica dos Suínos em Forquilha

Após notificação de mortalidade de suínos em uma propriedade do município de Forquilha, os Fiscais Médicos Veterinários da Adagri de Sobral realizaram atendimento na propriedade para verificar se os animais apresentavam sintomatologia compatível com a Síndrome Hemorrágica dos Suínos. Identificando que se tratava de uma suspeita fundamentada, os técnicos coletaram amostras dos animais doentes e encaminharam ao laboratório de referência nacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (LANAGRO/PE).

Desde o dia 05/10/2018, foram deslocadas equipes de Fiscais Médicos Veterinários da Adagri e do MAPA para apoiar e complementar as ações preventivas e de controle já iniciadas pela Adagri da região. Após confirmação do foco de PSC no dia 06/10/2018, foram intensificadas as ações de Vigilância Epidemiológica nas propriedades circunvizinhas e nos possíveis vínculos, sendo realizadas atualizações dos rebanhos, verificação das condições higiênico-sanitárias, inspeção clínica dos animais e educação sanitária nas propriedades.


Os criadores foram informados sobre os principais sinais clínicos da doença: apatia, perda de apetite, febre (41°C) com amontoamento dos animais, incoordenação motora, ataxia, diarreia, conjuntivite, petéquias (pontos hemorrágicos), cianose da pele e alta mortalidade em animais jovens.

Entenda

A Peste Suína Clássica (PSC) é uma enfermidade viral multissistêmica que acomete os suínos domésticos e selvagens. A doença não traz riscos a saúde humana e nem as demais espécies de animais domésticos. A PSC é causada pelo Pestivirus, da família Flaviviridea, e é altamente contagiosa entre suídeos, trazendo prejuízos socioeconômicos e sanitários graves, dificultando ou impossibilitando o comércio internacional de animais e produtos de origem animal.

A Adagri continua atenta ao surgimento de novos casos e informa que todas as medidas mitigatórias estão sendo tomadas para o controle da doença e consequentes prejuízos econômicos ao setor. Já foram feitas inspeções clínicas nas propriedades num raio de três quilômetros do foco, interdição de propriedades suspeitas, além de barreiras sanitárias (proibição do trânsito de suínos na região).

Alerta

A Adagri solicitamos que casos suspeitos sejam imediatamente comunicados aos escritórios do órgão distribuídos pelo Estado do Ceará ou pelo telefone: 0800-280-0410.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após aprovação.
Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.

Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Forquilha Portal de Notícias ou de seus autores.