Resumo

20/Geral/ticker-posts

Forquilha e mais quatro municípios da Região Norte do CE já enviam resíduos para a CTR de Sobral

Os municípios de Forquilha, Santana do Acaraú, Reriutaba, Graça e Sobral estão utilizando a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Regional Norte, localizada no município de Sobral, com uma média de 120 toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) sendo aterradas diariamente. A quantidade de rejeitos desviados dos lixões da região e agora corretamente destinados chegou a 2.000 toneladas esta semana, evitando a contaminação dos solos e recursos hídricos e também diminuindo a proliferação de doenças infectocontagiosas.


O Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS RMS) tem incentivado que todos os 18 municípios façam a adesão ao Contrato de Programa e iniciem gradativamente o envio de RSU para o aterro da CTR, de acordo com a aquisição, pelo Consórcio, dos equipamentos (caminhões e máquinas pesadas) necessários para o funcionamento integral do sistema, ampliando os ganhos de escala provenientes da prestação dos serviços de operação da CTR.
“É importante destacar que, ademais da própria operação do aterro e da destinação adequada dos resíduos sólidos, cumprindo o que a legislação estabelece, os municípios que começam a aderir ao Consórcio e a destinar corretamente os seus resíduos, têm um impacto ambiental de diminuir o lançamento de lixo na natureza e abrem a possibilidade do encerramento dos lixões, com a consequente recuperação da área degradada”, afirma o secretário executivo de Saneamento da Secretaria das Cidades, Paulo Henrique Lustosa.


CTR Regional Norte

Desde outubro de 2020, o CGIRS RMS iniciou a operação direta, em caráter experimental, do aterro sanitário da CTR Regional Norte. A construção da CTR e das seis Estações de Transbordo de Resíduos (ETRs) que compõem o sistema de gestão integrada de resíduos sólidos da Região Metropolitana de Sobral foram executadas pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da SCidades, com recursos do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú.


Diretoria do Consórcio

Em janeiro, foi eleita a nova diretoria do CGIRS RMS, tendo como presidente o prefeito de Sobral, Ivo Gomes; vice-presidente, o prefeito de Forquilha, Edinardo Rodrigues, e diretor administrativo-financeiro, o prefeito de Senador Sá, José Martins Barros Júnior.

Comentários

0 Comentários