Resumo

20/Geral/ticker-posts

Comitê acompanhará cenário da Covid-19 durante a Páscoa para decidir novo decreto

Após reunião virtual com o comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a prefeitura de Fortaleza, o governador Camilo Santana utilizou as redes sociais para atualizar as ações contra a pandemia, e informar que o atual decreto estadual de isolamento social rígido, em vigência por todo o Ceará, será revisto na noite do próximo domingo (4).

“Tivemos um debate bastante profundo, rico, com os dados dessa pandemia, e os números seguem uma tendência de estabilização, mas ainda é um momento muito delicado, pois ainda há uma pressão enorme no sistema de saúde, e pedidos de internação. Faremos uma nova reunião neste Domingo de Páscoa, e com a atualização dos dados ao final do dia, analisaremos o que mudou de quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo, para que o Comitê  – que funciona há mais de um ano deliberando ao respeitar a ciência – possa tomar uma decisão com segurança, sem retrocesso”, apontou Camilo.


Quase 5 mil leitos

O Governo do Ceará segue entregando diariamente novos leitos exclusivos para atender a pacientes com Covid-19. Camilo listou que o sistema estadual de saúde e suas unidades de saúde conveniadas contam com um total de 4.798 leitos exclusivos, sendo 3.543 de enfermaria e mais 1.255 leitos de UTI. Na transmissão, Camilo afirmou que atualmente o Ceará já ultrapassou em quase 2 mil o número de leitos exclusivos para atender pacientes com Covid do que tinha no pico da pandemia em 2020.


O governador lembrou da importância dessas novas estruturas em hospitais e unidades de saúde, que hoje atendem aos casos de Covid, mas que ao fim da pandemia será um legado que vai ficar para os municípios. “Próxima semana deveremos chegar a 5 mil leitos exclusivos Covid, e lembrando que, antes da pandemia, o Ceará tinha apenas três áreas de saúde com leitos de UTI, e hoje 16 áreas espalhadas pelo Estado possuem leitos de UTI, numa estrutura que ficará permanente nas unidades de saúde para atender a população”, explicou.


Fique em casa

Camilo terminou fazendo um apelo aos cearense, para que respeitem o isolamento social e fiquem em casa. Lembrou também que todas as decisões do Governo do Ceará serão divulgadas apenas pelos canais oficiais do Estado, e nas redes sociais do governador. “Não vamos acreditar em notícias falsas, todos os números oficiais estão disponíveis no IntegraSUS. Peço que aproveitem essa Semana Santa, de hoje até domingo, para fazer um momento de reflexão, de fazer uma oração, e pedir a Deus que possamos superar esse momento desafiador. Cuide de quem você ama, não é oportuno visitar ninguém, fique em casa, não circule e vamos respeitar o isolamento social”, finalizou o governador, que desejou uma feliz Páscoa a todos os irmãos e irmãs cearenses.

Comentários

0 Comentários